aqui pra você!
- Lena
- 28 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

– Não há ninguém perto de mim!!!
– Como é? Onde vc tá?
– É a mensagem que aparece no Tinder!!! ‘Não há ninguém perto de você!’
– Tinder?
– Sim! Acabei de fazer um perfil.
E Lola me explica, pelo messenger, detalhes desta sua súbita inserção no que, tratando-se de apps de relacionamento e segundo alardeiam, the best!
Tirando as casadas, que estas não revelam nada, parecem que todos(as) andam mesmo jogando suas iscas nessa imensa rede. Nenhuma novidade. Mas o Tinder é fenômeno no Brasil, numa busca rápida vi que em 2014 era um dos três países do mundo com mais usuários.
Bom, fiquei curiosíssima pra ver esse negócio que afirmava que não tinha ninguém perto de Lola! Como assim, ninguém! Que porra é essa? À noite antes de voltar pra casa, passei no apartamento de Lola pra me inteirar do fato.
Naquela altura o Tinder já informava que em um raio de 100 km haviam alguns homens, 20 mais ou menos, dentro da faixa etária que Lola indicara. Mas isso não fez a menor diferença. A mim pareceu que nesta área só haviam homens machistas e idiotas. Digo isso com tranquilidade, sem medo de parecer arrogante. Se não eram os textos de apresentação, do tipo “melhor que eu, só existiu meu pai”, eram as fotos que denunciavam uma tolice brochante. No tempo que estive lá com Lola, não vi nada que não tenha me parecido no mínimo tosco. Não é preconceito, Fiquei pensando sobre isso e dei uma pesquisada na dinâmica de outros sites. Cheguei a modesta conclusão de que o Tinder é um app que se presta ao tempo fluido de hoje. Ele é mais rápido que macarrão instantâneo. Preguiçoso, eu diria. Já vem pré pronto, faz link com o Facebook, não se dá ao trabalho de perguntar nada. Ou seja, o usuário também não tem trabalho algum, não precisa responder questionários longos a exemplo de outros sites. No Tinder é flirting super fast.
A questão é que parece não funcionar. Se o algoritmo utilizado para fazer combinações de perfis se baseia no Facebook do usuário, em suas atividades e campos de interesse, este filtro, no celular de Lola, deu problema, não funcionou!
Mais parecia um catálogo aleatório de pessoas que estão a determinada distância e supostamente na faixa de idade assinalada. Aliás, essa parte é hilariante, tem gente que diz que tem 109 anos e, na foto, cara de 12.
Gosto deste mundo virtual, muito na verdade. Mas tenho minhas rebeldias.
– Não tem ninguém perto de você! –
Ah tá, sabido! Aqui pra você, ó!
Comments